http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qVgU_e8c4zM
A partir do nosso conhecimento em eletrostática estudado em classe, pesquisamos uma experiência que possa comprovar seus princípios:
Essa é uma das experiências do Manual do Mundo, canal educativo descontraído em que ensina passo-a-passo como fazer cada procedimento, além de ter vários vídeos sobre inúmeras matérias de física e química, que tornam mais divertido e fácil de se aprender.
Primeiramente, utiliza-se um canudinho, um pedaço de papel e uma torneira. Ao atritar o canudinho de plástico com o papel, o canudinho eletriza-se negativamente, e o papel, positivamente. Ao aproximar o canudinho eletrizado por cargas negativas ao filete de água de corpo neutro, o filete se polariza, ou seja, as suas cargas positivas se acumulam na região mais próxima ao canudinho. Isso ocorre porque os corpos têm cargas elétricas opostas, o que faz com que se atraiam. Ao afastar os corpos, o filete volta à situação inicial. Esse fenômeno é conhecido como indução eletrostática.
Obs: Na eletrização por indução, o induzido eletriza-se com carga de sinal contrária a do indutor. A carga do indutor não se altera. Nesse caso, o indutor é o canudinho e o induzido é o filete de água.
Fonte: http://www.manualdomundo.com.br
manual do mundo na veia
ResponderExcluir