05/04/2013

Era das revoluções - Revolução Francesa - Marcella Fontes


Revoluções
         
         Para começar a falar sobre essa incrível e turbulenta época  precisamos falar principalmente de seu sentido histórico e como esses conflitos e desavenças  mudaram a estrutura da sociedade e foram gerar o mundo em que hoje habitamos.

A revolução francesa foi um movimento social e politico que marcou o fim da idade moderna e derrubou o antigo regime absolutista, criando enfim um estado democrático, alem de ser a principal pioneira para os demais países começarem a pensar sobre um novo jeito de governo e sobre os ideais liberalistas (liberdade, igualdade e fraternidade). 
           A franca foi um pais regido por um regime absolutista, como consequência os franceses tiveram que arcar com as dispersas do luxo da nobreza, assim tendo que pagar altos impostos. Seguindo ideais iluministas, como as do ideólogo John Locke, a terceira classe social então se viu prejudicada e resolveu lutar contra a opressão absolutista. Assim, a revolução francesa teve como importância historia o inicio da consolidação do Novo mundo. Para falar sobre essas revoluções  não podemos deixar de citar uma das principais guerras, a primeira guerra mundial, em 1914, que marca o final do seculo XIX e traz por junto consigo o principio dos ideais liberalistas. Assim, a partir desse liberalismo, não sendo tao evidente aos olhos populares, começam a surgir transformações técnicas que tem grande impacto na economia, necessitando de uma nova forma de governo. O antigo regime monárquico, não se adapta mais ao modelo do Novo mundo, pois ao modo da monarquia absolutista: se não houvesse terras para comercio agrário e mercantil, não havia poder. Já o novo mundo capitalista, precisa dessas terras e espaço para montar as novas industrias em expansão e fazer a nova economia girar. 
Gera então um cabo de guerra entre a Burguesia, que tinham suas ideias econômicas  e a nobreza que acredita no antigo regime e precisa ficar no poder para tentar estabelecer a ordem novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, seja ético e educado.