04/04/2013
Dossiê História - Revolução Liberal de 1830 (França) - Rider Platon
A França, que acabara de passar pela Era Napoleônica, assiste a volta da dinastia Bourbon, trazida pelo Congresso de Viena após a derrota e exílio de Bonaparte. Assume o rei Luís XVIII, e o país passa a ter uma Monarquia Constitucional, mas essa Constituição fora outorgada e determinava o monarca como o representante máximo do Poder Executivo. Já o Poder Legislativo caberia a deputados escolhidos pelo rei ou eleitos por voto censitário. Sendo assim, os ideais revolucionários franceses estavam sendo contrariados.
Com a morte de Luís XVIII, assume Carlos X, que não possuía apoio popular. Vendo que a maioria dos deputados eleitos era da burguesia, ele decide fechar o parlamento e censurar a imprensa, nas chamadas “Ordenações de Julho”.
Essa ação autoritária do rei, que queria a volta do Antigo Regime, frustrou a população e a burguesia. Liderados por Luís Felipe e com base em ideais liberais e nacionalistas, estes derrubam Carlos X e fazem a Revolução Liberal na França.
O rei anterior é exilado na Inglaterra, e Luís Felipe torna-se o “rei burguês”. Isso porque apesar do apoio popular, a burguesia toma o poder para si. Mesmo assim, o novo rei acaba com várias leis absolutistas, por isso essa Revolução acabou inspirando outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, seja ético e educado.