19/06/2013

Mariana Miyazi
nº24
3ªMozart

                                   Darwinismo social nos dias de hoje:


O darwinismo social foi um conceito do cientista Charles Darwin que não se restringiu apenas no campo da ciência,este expôs que as espécies se transformavam a partir de uma seleção em que características mais adaptadas a um ambiente se tornavam predominantes. Assim, os organismos que melhor se adaptavam a um meio poderiam sobreviver através do repasse de tais mudanças aos seus descendentes. Em contrapartida porém, os seres vivos que não apresentavam as mesmas capacidades acabavam sendo destinados à extinção.
Como exemplo ,nos dias de hoje,seria o preconceito regional,principalmente do nordestino (no Brasil).Quem nunca ouviu expressões do tipo "coisa de baiano" quando se quer depreciar o serviço de alguém? O "pessoal de cabeça chata" são termos pejorativos utilizados para designar os nordestinos pois desde sempre a grande maioria da sociedade associa a imagem daquele indivíduo analfabeto,que vive na miséria,na seca, que sempre está em busca de condições melhores ,assim se dirigindo muitas vezes para regiões mais desenvolvidas,portanto buscando sair da inferioridade em que vive passando a evoluir para uma maior complexidade (nível mais avançado).
Este conceito de evolução ainda permanece atuante após a Segunda Guerra Mundial ,quando de fato surgem as novas potências nesse período histórico ,dentre elas a mais influente ,os Estados Unidos da América.
Tal potência atua em diversos países não só economicamente,mas também culturalmente ( a presença de livros e filmes que são considerados "melhores" dos que os nacionais)e principalmente com intervenções militares,como exemplo de intervenções americanas na atualidade seria a Guerra no Afeganistão (2001) e a Guerra no Iraque (1991 e 2003),que foram justificadas como algum modo de libertação e implantação de moldes mais avançados nas áreas políticas e econômicas de um país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, seja ético e educado.