01/06/2013

LEDs versus Lâmpadas Convencionais Viabilizando a troca

Francis Bergmann Bley
francis@bley.com.br
Pós-graduação em Iluminação e Design de Interiores
O artigo em questão segundo Francis Bergmann Bley tem como principal objetivo dar subsídios para conscientização das pessoas em relação a importância e a viabilidade do uso de Leds para iluminação. Através de um questionário que mostrava a demanda das pessoas por este conhecimento foi realizado comparações entre Leds e outras lâmpadas convencionais, alem de características exclusivas dos Leds. Tudo isso partindo de pesquisas qualitativas, principalmente a relação de gasto em usos comerciais e residenciais, onde se gasta uma maior quantidade de energia elétrica. Led é a sigla de Light Emmiting Diode, significa  iodo emissor de luz. São componentes eletrônicos que emitem luz através de eletroluminescência, transformando energia elétrica em radiação visível (luz).

Índice de Reprodução de Cores (IRC) é utilizado para mensurar a qualidade de reprodução de cores de um objeto sob a incidência de uma fonte de luz artificial, comparada a um estudo em um dia claro de verão por volta do meio-dia.


Cada tipo de lâmpada possui IRC específico e os LEDs atingem um IRC próximo ao ideal, já sendo considerado muito bom.
                        

Percebe-se através da figura acima que o LED é muito mais eficiente que as incandescentes, halógenas e algumas fluorescentes. Os LEDs não emitem IR nem UV que são prejudiciais ao ser humano, no facho luminoso, garantindo assim a qualidade dos objetos iluminados e não contribuindo com a elevação da temperatura ambiente.
Este estudo foi realizado visando conscientizar as pessoas quanto a importância da utilização das lâmpadas de Led porque há muitas vantagens em relação a durabilidade, eficiência energética e baixo impacto ambiental. Além disso a diminuição da produção de resíduos é fundamental para a prevenção do meio ambiente. Por isso, o Led contribui com essa diminuição do impacto ambiental por se tratar de uma fonte de luz livre de elementos tóxicos em sua composição, não precisando de tratamento especial em seu descarte, diferente das outras lâmpadas como as fluorescentes que possuem elementos tóxicos como o mercúrio. São mais resistentes a impactos e vibrações que os outros. Segundo a (IEA) International Energy Agency  a iluminação representa 19% dos gastos mundiais com energia elétrica. Contudo no Brasil chega a 24%.

Por meio do estudo é possível perceber a viabilidade da substituição das lâmpadas comuns pelas Leds, com destaque nas aplicações comerciais onde o uso é mais intenso. Posteriormente, novas pesquisas serão feitas para o melhoramento de alguns aspectos desta tecnologia. A iluminação é uma das principais áreas onde se deve buscar a diminuição do consumo de energia. Por isso Led é fundamental visto uma eficiência energética muito boa.
Exemplo de luminária de Led.
 
Em suma através das informações contidas nesse artigo é possível conscientizar os usuários e os profissionais contanto que o governo ajude com subsídios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, seja ético e educado.