06/04/2013

RESENHA: A Balança de Torção de Coulomb



 A Balança de Torção de Coulomb

Por Marco Aurélio da Silva

Segundo o autor, alguns físicos no final do século XVIII perceberam que existiam semelhanças entre a atração elétrica e a atração gravitacional. A partir daí começou a existir uma grande preocupação em relacionar quantitativamente a força elétrica com a distância entre dois corpos. No entanto, era necessário realizar medidas cuidadosas para verificar se essa hipótese era realmente verdadeira.
Marco Aurélio ressalta ainda que, entre todas as experiências que foram realizadas a fim de descobrir a veracidade dessa hipótese, as experiências e as conclusões de Coulomb se destacaram. No ano de 1785 Coulomb construiu um aparelho denominado balança de torção, através do qual ele podia fazer medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas. Essa balança possuía uma haste que é suspensa por um fio, e em cada uma de suas extremidades há uma esfera. Tomando outra haste com uma esfera também eletrizada, realiza-se a aproximação entre as duas. Em razão da força elétrica que se manifesta nesse processo, a haste que estava suspensa por um fio girava, provocando uma torção no fio. Ao medir o ângulo de torção, Coulomb conseguia determinar a força entre as esferas.




É possível observar também que no artigo foi mencionada a criação de outra balança, bem semelhante a essa. Foi utilizada por Cavendish, na mesma época, para comprovar a Lei da Gravitação Universal e medir o valor da constante de gravitação G.
Com base no artigo é possível concluir que após realizar várias medidas com as esferas separadas em várias distâncias, Coulomb percebeu que a força elétrica era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as duas esferas. Além disso, ele ainda concluiu que a força elétrica era proporcional ao produto das cargas elétricas das esferas envolvidas. Em razão dessas conclusões, ele acabou por chegar à expressão definitiva da lei que determina a força elétrica entre dois corpos eletrizados, expressão essa que leva o seu nome: Lei de Coulomb.

 Fonte:  http://www.brasilescola.com/fisica/a-balanca-torcao-coulomb.htm

Um comentário:

Jonas Licar disse...

A balança de torçao foi cosntruida por pelo geólogo ingles John michael.e nao por Coulomb, O Fizico usou a balança para fazer a equaçao ,lei de coulomb.