10/04/2013

Acidente de Santa Maria



A banda Gurizada Fandangueira tocava na boate Kiss e as pessoas se divertiam bastante quando o pior ocorreu. Eram quase três horas da madrugada de domingo do dia 27 de janeiro em Santa Maria, Rio Grande do Sul, quando teve inicio uma apresentação de efeitos pirotécnicos no interior do recinto.
            O uso do que provavelmente era um sinalizador, provocou uma faísca e deu inicio ao fogo que atingiu a espuma do isolamento acústico do teto da referida casa noturna. Presentes relataram que um dos músicos até tentou conter o fogo, porém por motivo ainda não identificado, o extintor de incêndio simplesmente não funcionou. O material que se tornou causador da tragédia é nada mais nada menos do que espuma de poliuretano. Além de ótimo isolante acústico, quando não recebe a adição de um composto químico para retardamento da combustão, é inflamável, propaga o fogo com velocidade e segundo o pesquisador do Laboratório de Biomateriais Poliméricos do Instituto de Química da USP, Ricardo Bentini, também impede que o calor se dissipe fazendo com que o calor e as chamas aumentem de forma muito mais rápida do que aconteceria em um lugar que não tivesse esse revestimento.
            Fumaça, monóxido de carbono e gás cianídrico resultantes da decomposição de outros materiais presentes no ambiente, tais como móveis e portas garantiram a intoxicação daqueles que inalaram os mesmos gases que no passado já foram utilizados nos campos de concentração nazista e que ainda hoje são utilizados nas sentenças de morte por gás, nos Estados Unidos. O envenenamento químico que matou os estudantes presentes na boate, também foi devido à ação de várias substâncias formadas em decorrência da degradação térmica do poliuretano. Um desses materiais, o isocianato de metila, é o mesmo vilão que matou mais de oito mil pessoas em Bhopal, no famoso e trágico episódio que aconteceu em 1984 na Índia, causado por um vazamento na empresa Union Carbide.
            Pneumonite Química entra para o nosso vocabulário, e claro, sobra tristeza por vermos tão nobre ciência em uma notícia que contrasta com as benesses que tem trazido para a humanidade. Somente não é mais triste que as perdas de vidas que tinham naquela noite a pretensão de encontrar apenas um pouco de alegria.



Glossário:
Pneumonite química é a doença provocada por produto químico inalado ou fumaça quente. No caso da inalação da fumaça, esta chega aos pulmões, lesa os alvéolos, que são as menores estruturas pulmonares responsáveis pela oxigenação do sangue, fazendo com que fiquem preenchidos de líquido. O organismo percebe a agressão ao pulmão, envia células de defesa, que, também se acumulam nesse local terminando por provocar fibrose. Esta por sua vez, espessa a membrana que separa o oxigênio da corrente sanguínea, dificultando a oxigenação do sangue e causando insuficiência respiratória.

Monóxido de Carbono                   Gás Cianídrico                     Isocianato de Metila
                     HCN               H3CNCO

Síntese de um poliuretano (exemplo)






Bibliografia
Livro: Química na abordagem do cotidiano – Francisco Miragaia Peruzzo (Tito)

Nenhum comentário: