20/06/2013

Avatar , Darwinismo Social e Imperialismo

                                                                Darwinismo Social

Tem origem na teoria da seleção natural de Charles Darwin, que explica o processo de evolução, onde somente os mais fortes sobrevivem as mudanças.
Com esse pensamento dizia-se que existiam características biológicas e sociais que determinam se uma pessoa é superior ou inferior a outra. O Darwinismo social foi usado para explicar o mundo pós revolução industrial, onde os mais pobres eram menos aptos e os mais ricos evoluíram economicamente  portanto seria aptos a sobrevivência. Durante o sex XIX as potencias europeias usaram essa teoria para justificar o Imperialismo.

                                                                    Imperialismo 
É a politica de expansão, domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra.
A Europa precisava de mercado consumido e matéria prima que já não era possível encontrarem nos seus domínios, a única saída foi a busca fora de seus fronteiras.
O imperialismo na África deu-se a descoberta de diamantes na região e a abertura do canal de Suez ,a Europa tomou posse da África em todos os sentidos , retiravam oque eles precisavam , deixando um péssimo legado com sua partida , a divisão do Pais  e a desestrutura no sistema econômico.

                                                                         Avatar
Jake Sully ( Humano) e Neytiri ( Na'vi)

No filme Avatar podemos identificar o darwinismo social e o imperialismo.
No ano de 2154 DC uma corporativa humana explora uma Lua , Pandora, em busca de mineiro, Unobtainium. Pandora é Habitada por uma espécie de humanoides , gigantes azuis, chamados de Na’vi, os Na’vi vivem em sintonia com a natureza  e os humanos os consideram selvagens pois onde eles vivem existe o precioso minério que eles precisam.
Um projeto de “espionagem” da tribo humanoide foi desenvolvido para os humanos chegarem ao precioso minério, infiltrados na tribo com os corpos de Avatar começam a conhecer seus hábitos e cultura , mas o exercito não esta interessado  em aprender e sim em retira tudo que conseguirem para seu proveito.
Logo no inicio do filme há uma cena onde um responsável pelo projeto mostra uma pedra e diz “é por isso que viemos”, nessa cena podemos ver a semelhança do imperialismo no sec. XIX , onde se buscava matéria prima em abundancia.

Maquinas humanas e animais de pandora
No final do filme é travada uma batalha entre humanos e os habitantes de Pandora, os humanos chegam com armas e tecnologia para acabar com a civilização, enquanto os nativos se limitam a arcos e flechas. Como os asiáticos e africanos os Na’vi lutam por sua sobrevivência de sua espécie e cultura.




Maria Cristina nº22 3º Mozart 

Nenhum comentário: