01/09/2013

American Way of Life do século 21

     Desenvolvida e iniciada nos anos 20, o American Way of Life (Modo de Vida Estadunidense)  é um modelo aplicado no mundo inteiro com tanta naturalidade que se tornou o "Way of Life" de todas as nacionalidades. 


      Após a queda do ideal da Belle Epoque,  a cultura norte americana se expandiu de uma forma tão rápida e intensa que hoje domina os costumes e a cultura de cada país, mesmo em detalhes poucos perceptíveis.   Analisando esse contexto da influência dos Estados Unidos no mundo, mais especificamente ao Brasil, podemos afirmar que tivemos grande parte dos nossos tesouros históricos perdidos e roubados pela domesticação que sofremos daqueles que nos deixamos domesticar. A ilusão de que a língua,  a dança, a musica, o filme ou qualquer outra forma de viver  de outro país  é melhor do que a de seu próprio pais, fere o orgulho patriota e só aumenta o sentimento de nacionalismo dos nativos americanos (aumentando consequentemente seu poder em qualquer área comercial e econômica).



     Querendo ou não, ajudamos diretamente na divulgação do nosso "adversário", usando tudo que por ele é proposto; como a roupa da moda, o celular da moda, o estilo musical da moda, e assim vai. Nascemos ouvindo nossos pais dizendo que no nosso país tudo está errado e que isso nunca mudará, então projetamos todos os nossos sonhos e vontade de futuras realizações em algum lugar que possa ter coragem, disponibilidade e autonomia para concretiza-los - no caso, o país de maior desejo dos brasileiros, os Estados Unidos da América.
Tendo em vista que, esse ideal de vida começou em uma época de transição, extremamente conturbada, ela foi aceita rapidamente por parecer perfeita. Em suas fotos, todos sempre estão bonitos e felizes, as pessoas parecem estar se divertindo e rodeados por amigos ou pela família. Na verdade, esse padrão esboça um mundo no qual você possa comprar a felicidade, aumenta o estímulo da compra na busca pelo melhor e como resultado ainda beneficia os EUA com a ampliação do capitalismo pelo mundo, gerando o acúmulo do capital americano.




    O momento foi o melhor possível, sua inserção foi feita com exatidão e aceita pela submissão. Atualmente ela está em todos os lugares, na sua cozinha, no seu guarda roupa e na sua bolsa.... Você vive o American Way Of Life e, felizmente para os americanos e infelizmente para o resto do mundo, é um processo que dificilmente será revertido. 
Precisamos valorizar mais o Brazilian Way Of Life, precisamos trocar a movimentada Nova Iorque pela beleza de Fernando de Noronha, ouvir as letras do Kid Abelha ao invés da batida repetitiva das Spice Girls, ler os quadrinhos do Mauricio de Souza no lugar de ler a revista Vogue. Precisamos acordar para ver a qualidade do que produzimos no nosso país, entender que não é necessário buscar a resposta em outras culturas e muito menos deixar a nossa de lado para aplaudir a vizinha.




  O sentimento brasileiro de nacionalismo se perdeu, e só aparece por motivos futebolísticos ou como motivo de sarro e isso precisa mudar. O Brasil pode muito mais, mas para crescer e se desenvolver,  ele precisa inicialmente e principalmente dos próprios brasileiros.




Nenhum comentário: