22/09/2013


Pilhas de mercúrio: praticidade e compactabilidade
O sistema de construção de pilhas de mercúrio já era conhecido desde 1884, entretanto somente em 1942 Samuel Ruben implementou a pilha balanceada de mercúrio sendo esta largamente usada durante a  Segunda Guerra Mundial, como por exemplo em detectores de metais e armamentos.Em sua composição levamos em consideração que é uma pilha alcalina, porque contém como solução eletrolítica o hidróxido de potássio (KOH(aq) ), que é uma base fortemente alcalina, que substitui o NH4Cl das pilhas secas comuns.

utilidades da pilha de mercúrio
As pilhas de mercúrio são extremamente vantajosas pois possuem a característica de poderem ser compactas,pois tanto o zinco como o óxido de mercúrio II são transformados em pó e compactados, além de possuírem uma longa vida útil, podem ser guardadas durante muito tempo.Considerando as desvantagens, podemos demonstrar os danos ambientais que essas pilhas causam, pois o mercúrio que compõe a pilha é altamente tóxico (metal pesado) e consequentemente prejudicial ao meio ambiente,pois pode contaminar o solo, águas subterrâneas, chegando até ao homem. Além disso, as pilhas de mercúrio causam doenças no sistema nervoso, nos rins, sistema respiratório, visão, e pode causar até mesmo câncer,portanto as pilhas de mercúrio não podem ser descartadas de qualquer maneira como em resíduos doméstico,a melhor alternativa para que esta não cause nenhum dano seria fazer o reprocessamento do mercúrio.
Esquema da pilha de mercúrio:
esquema da pilha de mercúrio

Esquema das reações anódicas e catódicas:
·         Ânodo (polo negativo): cápsula de zinco.
·         Cátodo (polo positivo): pasta que envolve o ânodo que contém óxido de mercúrio II (HgO (s)), no qual o mercúrio se reduz de + 2 para 0.
reações da pilha de mercúrio

O Zn se oxida e como agente redutor doa seus elétrons para o HgO que sofre uma redução,ganhando elétrons conforme mostrado nas semirreações e na reação global. 
As pilhas de mercúrio são utilizadas em relógios digitais ou de pulso, máquinas fotográficas, calculadoras, agendas eletrônicas, aparelhos auditivos entre  outros aparelhos elétricos portáteis que necessitem de uma certa compactabilidade e efetiva duração de trabalho.
Bibliografia:


Nenhum comentário: