30/03/2013

Marés


                                                       Bibliografia
Autor : Marco Aurélio da Silva
Conceitos básicos sobre as Marés foram retirados do livro do Miguens(1996) , “ Navegação : A Ciência e a Arte”
                                                              
                                              Conteúdo Da Obra
Nas marés a influências da Lua é de grande importância pelo fato que mesmo sendo sua massa menor que a do Sol é compensado pela distância menor do que a da Terra. Considerada uma soma de ondas constituintes a maré depende totalmente e exclusivamente dos fatores astronômicos.
Galileu tentou explicar o fenômeno das mares pela atração da lua ,mas não obteve tanto sucesso. A explicação veio quando Newton apresentou a Lei da Gravitação, a força gravitacional que ocorre sobre a Terra é a causa do efeito das marés, principalmente quando Terra , Lua e Sol estão alinhados que as forças se somam, esse fenômeno faz com que as águas do oceano “subam”, devido a atração.

A força gravitacional é descrita pela equação : 


Onde G é uma constante universal, M1 é a massa de um dos corpos M2 é a massa do outro corpo em questão e R é a distancia de separação de ambas as massas.
As forças que atuam sobre as marés ocorrem porque a Terra é um  corpo extenso e o campo gravitacional que a Lua ou o Sol produzem não é homogêneo, pois há pontos na Terra que são mais distantes ou próximos dos corpos celestes. Tal campo exerce  acelerações que atuam na superfície terrestre com diferentes intensidades, assim as massas próximas da Lua ou do Sol sofrem maior aceleração em comparação as que estão afastadas. E é essa diferença que da origem as mares.
As ondas formadas pelos mares são mais altas próximas a Lua ,devido a atração, isso faz com que as águas nos polos baixem para centralizar em um ponto próximo a Lua, porém ,no lado oposto da Terra, a inércia excede, em módulo, a força devido a Lua, conforme princípio da ação-reação proposto por Newton, isso quer dizer que em ambos os lados da Terra a maré ira subir. A Terra não pode se mover em direção a essa força, mas fluidos e as aguas podem, mas nos não percebemos, exceto por aqueles que estão na costa.


Marés de sizígia e marés de quadratura
As forças de atração da Lua e o Sol somam-se  a cada lunação ( intervalo de tempo entre duas conjunções ou oposições da Lua, valor médio em dias é 29,530). Isso ocorre quando Lua cheia E Lua nova , produzindo mares de sizígia ( ou de águas vivas), sendo muito altas ou muito baixas.
As forças de atração do Sol e da Lua se opõem duas vezes em cada lunação , produzindo assim mares quadratura ( ou de águas mortas) sendo com preamares mais baixas.
O movimento rítmico do nível das águas  em função do tempo pode ser representado segundo dois eixos ortogonais , onde o eixo vertical indicara a altura da maré (h) e o eixo horizontal o instante em que ocorre aquela altura (t).
Ø  Preamar (PM) : maior altura que alcançam as águas  , no instante  Te e Ti
Ø  Baixa-mar (BM): menor altura que alcançam as águas , no instante Te



                                             

                                                          As Mares: Conclusão
Conseguimos concluir através de nossas pesquisas que as marés são o resultado da combinação de forças produzidas pela atração do Sol e da Lua e do movimento de rotação da Terras que leva à subida e descida dos oceanos e mares. A lua, nosso satélite natural exerce influência sobre a Terra e consequentemente sobre todas as coisas que estão em seus domínios. O mar também é atraído pela lua e isto foi usado para explicar as marés.
Outro tema pesquisado foi sobre a energia das marés, que consiste no aproveitamento dos desníveis da água que resultam dessa subida e descida das marés. O principio de funcionamento da central das marés se assemelha com as de uma central hidroelétrica, no que diz respeito ao aproveitamento da energia cinética das massas de água. Estas centrais são instaladas perto de foz de rios ou em oceanos aonde exista capacidade de armazenamento e aonde existam desníveis para conseguir diferentes níveis da maré.



                                                                 

                                                                    
                                                                  Apreciação
 Ao ler sobre o assunto tratado, podemos concluir que esclarece a curiosidade das pessoas, em relação ao funcionamento das marés e de diversos outros fatores.
Na próxima vez que formos olhar a costa, veremos com outros olhos , “olhos físicos” , vamos poder entender  o porque do mar esta do jeito que nos observamos, concluindo que apesar de muito não conhecerem física ou serem físico renomados , a física esta presente no nosso dia-a-dia, em cada ação e reação.

Nenhum comentário: