22/03/2013

Substancias químicas fatais - A dor de Santa Maria


        Como todos sabem, ocorreu uma tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que resultou na morte de muitos jovens queimados e\ou asfixiados. Foi comprovado que a maior parte dessas mortes aconteceram por conta da inalação do cianeto, dióxido de carbono e monóxido de carbono, que foi liberado pela queima da espuma que fazia parte do revestimento acústico da boate. A fumaça liberada era altamente tóxica, o que causou a morte de 90% dos jovens por asfixia. 

Como ocorreu?

- A boate lotada dificultou a circulação de ar, o que é extremamente importante para a respiração.
- O ar entra pela boca ou nariz, passa pelas traqueias, vai para os brônquios e chega aos alvéolos que ficam no final do pulmão. É através dessas células que ocorrem as trocas gasosas, o oxigênio entra no sangue e o gás carbônico é retirado (esse processo dura menos de 1 segundo).
- Quando inalamos fumaça, ela faz o mesmo caminho do oxigênio e demora o mesmo tempo para chegar aos pulmões. Com isso, a primeira reação do nosso corpo é combater essas substancias tóxicas. Então as células de defesa começam a liberar enzimas, mas o problema é que elas atacam as próprias células do pulmão, onde estão as substâncias tóxicas. A parede do alvéolo se rompe e onde deveria haver ar, tem sangue. A conseqüência disso é que não entra mais oxigênio (dentro de 3 a 5 minutos a pessoa perde os sentidos e vem a falecer). 
- Outro fator é o calor que com a fumaça quente aumenta o danos nas vias respiratórias, causando sinais de irritação e podendo desenvolver doenças perigosas.

Sobre o Cianeto....

     O ion cianeto (HCN) foi comprovado ser tóxico, porem os compostos que contém cianeto só se tornam prejudiciais se liberarem HCN numa reação (como ocorreu em Santa Maria). Por inalação, uma concentração de 0,3 mg por litro de ar mata entre 3 e 4 minutos.
     A ação tóxica do HCN deve-se à sua capacidade de inibir a enzima citocromoxidade, fundamental para as células consumirem o gás oxigênio transportado pelo sangue. O íon cianeto provoca, então, a parada da respiração celular. Na verdade, a pessoa acaba morrendo por asfixia, mesmo que o seu sangue esteja saturado de oxigênio. Assim as células morrem e, se esse processo acontece rapidamente nos centros vitais do organismo, ocorre a morte.

Sobre o Monóxido de Carbono...
       Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina. O problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2­. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua função transportadora de oxigênio – costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada.


Bibliografia:
http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/tragedia-em-santa-maria/v/entenda-como-o-corpo-reage-a-fumaca-de-um-incendio/2370712/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_na_boate_Kiss
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/legista-acredita-que-90-dos-mortos-em-incendio-tenham-se-asfixiado.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3xido_de_carbono

Nenhum comentário: