05/04/2013

- Les Miserables - Maria Cristina



Os Miseráveis é a principal obra escrita pelo francês Victor Hugo, escrita no decorrer do século XIX procura retratar a miséria na França, nessa época a burguesia estava no poder e o exercia contra o povo, e do outro lado havia um classe operaria que era atingida pela crise e com ela as ideias liberais surgem , o romance reflete em criticas sociais (miséria), politicas e econômica.

Jean Valjean
A história se passa na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832. A cidade foco é Paris , o filme conta a historia de Jean Valjean que fora condenado a 5 anos de prisão por roubar pães para sua família que estava na miséria, após sua condicional ele vaga pelas ruas a procura de emprego , mais como ex-detento todos lhe negam ajuda
Uma noite  Jean recebe a ajuda de um bispo lhe oferece abrigo e comida, após comer e descansar , Jean sucumbi ao desejo e acaba por roubar peças de pratas do bispo  e foge no meio da noite. De manha é trazido de volta a igreja a força pela policia, o bispo humilde nega que lhe tenha roubado algo e  abre os olhos de Jean que decide tomar um rumo diferente na vida. Oito anos se passam a peste toma conta das vielas de paris, disseminado o medo, morte e mais miséria sobre a população. Jean Valjean reconstrói sua vida, torna-se prefeito e dono de muitas propriedades mas o mais importante se torna um homem honesto apesar de seu sofrimento na prisão ,onde fora submetido a trabalhos escravos e humilhações , Jean se reergue.

Fantine
Fantine operaria de uma fabrica , que fora abandonada com sua filha trabalha em busca de sustento , despedia por uma injustiça ,se volta para rua para em busca de dinheiro. Na venda de seu corpo e de partes dele , encontra um jeito de ajudar sua filha Cosette. Fantine é o símbolo de preconceito e sofrimento vivido na época.
O encontro de Jean Valjean e Fantine  ocorre em uma hora inoportuna , onde Fantine doente já esta em seus últimos suspiros , Jean a leva para o hospital ,ela lhe conta sobre sua filha , Jean se propõem em ajudar e diz que cuidara de Cosette.
Cosette e Jean Valjean



Ao ver o estado de miséria e escravidão que a menina esta vivendo imediatamente a retira da estalagem  família Thénardier , que são exploradores e sua estalagem não passa de uma fachada para praticar seus roubos.
Enquanto Jean esta com Cosette é perseguido por Javert.

Javert



 Javert é um  inspetor obsessivo, que após Jean que se sente culpado por estarem o confundido com um homem inocente com ele confessa quem realmente é , o inspetor não ira desistir até não prender o prisioneiro 24601 que a foge de sua condicional. 
Javert é um homem cego pela lei e pela ordem e dedica a sua vida a combater o crime e a perseguir aqueles que define como criminosos. Por ver o mundo a preto e branco e não dar quaisquer mostras de compaixão ao longo da história, Javert comete suicídio ao se arrepender de seus erros.

Nove anos mais tarde , mas precisamente em 1832, Paris esta tomada de ideias liberais , o povo já na aguenta a miséria e busca melhorias, um grupo de jovens esta disposto a dar o 1º passo e  a reivindicar o direito do povo (Igualdade, Fraternidade e Liberdade).







Cosette e Marius
Entra em cena um novo personagem, Marius , que vem de uma família rica , mas abraça a causa do povo. Cosette que já esta na vida adulta se apaixona por Marius , que é ferido em uma barricada salvo por Jean Valjean este faz o prometer que nunca dirá a Cosette sobre seu passado. Cosette e Marius se casam e Jean por conta própria se afasta, deixando que estes sigam seus caminhos.
Cosette descobre sobre o pai e parte em sua busca , alguns minutos depois do reencontro Jean Valjean morre, e encontra com Fantine , o filme se encerra mostrando que mesmo na sociedade que estava vivendo Jean não sucumbi a  Burguesia que é extremamente indiferente ao povo.




Maria Cristina Ribeiro e Lima   nº22 -  3º Mozart 





Nenhum comentário: