A Revolução Industrial, criada a partir do século XVIII e ocupando parte do século XIX, representa-se por principalmente evoluções na parte tecnológica mundial, assim criando-se industrias com máquinas a quais substituiram grande porcentagem de trabalhadores.
Fundada com intuitos de acelerar a produção e expandir seu campo de venda, a revolução industrial alterou a forma de organização da sociedade. À luz de Karl Heinrich Marx, o conceito de alienação foi formado para expressar o processo que os trabalhadores das fábricas e indústrias agiam perante aos patroes, de forma cega e sem maiores informações, de tal modo que trabalhavam precariamente por serem horas extensas de serviço e sem remuneração proporcional.
Sob a ótica histórica, houveram significantes movimentos migratórios, especificados por êxodo rural, pois as fábricas se concentravam em áreas urbanas, e na necessidade de empregos, as pessoas que moravam em regiões rurais visaram a maior necessidade de mudança.
Uma exposição das condições trabalistas de tal época, é o filme Tempos Modernos, no qual Charles Chaplin se mostra um empregado que se vê desajeitado em frente à abundantes máquinas.
A Revolução Industrial foi uma das revoluções mais importantes historicamente e visou a maior produção de itens em tempos mínimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário