31/05/2013

O "deboChe de" Erenesto Guevara

     Ernesto Guevara, antes de se tornar o famoso Che, era um estudante de medicina com o interesse de viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado montados na moto "La Poderosa". Durante sua viajem Ernesto enfrenta inúmeras dificuldades financeiras, ambientais, de moradia, etc. Mas sua viajem não limitou-se a apenas dificuldades de locomoção, alimentação e moradia, pois ele também pode conhecer a grande diversidade cultural e de problemas que haviam na América Latina (uma América que achava que conhecia). Ernesto conheceu diversas pessoas que encontravam-se em uma situação de pobreza maior que a dele e que ele nem imaginava que existissem na sua "bela visão" da América. 
     Vendo toda a desigualdade presente e a exploração do trabalho, surge em sua mente ideais igualitários e a intriga sobre a verossimilidade do capitalismo e da propriedade privada. Uma das cenas que aparentemente mais marcou a mudança de Ernesto para Che foi o encontro que teve com um casal esfarrapado que fugia por terem ideias comunistas a procura de trabalho para sustentarem seus filhos. 
     Ernesto possuía uma vida pacata antes de fazer esta viagem, porém ao final da aventura sua mente estava completamente diferente e seus ideais também. Não olhava mais ordinariamente para a América Latina, mas sim de maneira determinada e firme, para mudar a situação em que o povo se encontrava. Hoje, infelizmente, sua imagem foi convertida em produtos, tornando-se a quarta mais vendida no mundo. 

Nenhum comentário: