01/06/2013

Energia Solar



    Há muito tempo já vem sendo discutido os problemas ambientais causados pela utilização de energias não são renováveis, buscando-se assim a ampliação da utilização de uma energia considerada inesgotável como a eólica, solar e a do mar.
  
    De acordo com o ministério do meio ambiente, a energia solar é considerada uma alternativa muito promissora, pois teremos muita dificuldade em expandir da oferta de energia com menos impacto ambiental como esta, que além de ajudar a preservar o meio ambiente, é uma energia com grande potencial. O grande problema é que os custos do processo de implementação da energia solar são muito elevados, sendo considerada não rentável.
  
    A captação dessa energia luminosa proveniente do sol varia sua intensidade dependendo de seu local, altitude e posição. A captação de radiação solar é feita por meio de painéis solares, formado por células fotovoltaicas, que armazenam a radiação que é absorvida pela placa, convertendo os raios solares em calor e podendo assim transformar a energia solar em energia elétrica térmica ou mecânica para que possamos utilizá-la no nosso dia-a-dia através de aparelhos eletro-eletrônicos presentes em residências, edifícios públicos e comerciais, hospitais, restaurantes e hotéis. A construção de grandes usinas em áreas isoladas faz com que haja maior captação da energia já que acontece a difusão da radiação ao entrar na Terra. 




    Conforme os dados da Vitae Civilis- Instituto de Cidadania e Sustentabilidade, o Brasil recebe energia solar de 1013 MWh( mega Watt hora) anuais o que corresponde cerca de 50 mil vezes o seu consumo de energia solar em outros tipos de energia. 

    Recentemente, avaliações de varias associações informaram que a radiação solar no Brasil varia de 8 a 22MJ/m2 diariamente, sendo que o Nordeste é região que sofre maior radiação solar com medias anuais elevadas e que essas taxas diminuem em todas as regiões nos meses de maio a julho.
    De acordo com o Jornal Montes Claros de Minas Gerais, investimentos em usinas solares no Norte de Minas serão feitas onde a área tem maior média de radiação solar em metro quadrado para que se obtenha energia com mais facilidade.

    Com isso podemos observar que a energia solar é a energia do futuro já que ela não possui nenhum tipo de poluente e não causa nenhum dano ao meio ambiente, porém, como foi dito por Wagner de Cerqueira, ainda é uma energia com um custo benefício muito elevado e para que ela se concretize é necessário que empresas especializadas nessa forma de energia a deixem mais barata.



Bibliografia:

Um comentário:

Suraj disse...

Boas informações aqui, gostaria de compartilhar com vocês toda a minha experiência na tentativa de obter um empréstimo para expandir meu negócio de roupas aqui na Malásia. Foi muito difícil o meu negócio cair devido à minha pequena doença, e quando me recuperei, precisava de um fundo para montá-lo novamente, para que eu começasse, então me deparei com o Sr. Benjamin, um consultor de empréstimos do Le_Meridian Funding Service. eu do meu projeto de negócios e eu disse a ele que já possuía o One e eu só precisava de um empréstimo de 200.000,00 USD, ele me deu um formulário para preencher e eu também solicitei meu ID válido em alguns dias. Eles fizeram a transferência e meu empréstimo foi concedido . Eu realmente gostaria de apreciar o esforço e também tentar levar isso a qualquer pessoa que esteja à procura de empréstimos comerciais ou outras questões financeiras. Entre em contato com o Serviço de financiamento da Le_Meridian no e-mail: lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com
Ele também está disponível no WhatsApp Contact: + 1-9893943740.