27/05/2013

Qual o impacto das condições socioeconômicas da America latina nas transformações de Ernesto em “Che Guevara”?


 Qual o impacto das condições socioeconômicas da America latina nas transformações de Ernesto em “Che Guevara”?



As condições socioeconômicas da America latina na década de 50 (período em que surge a figura de Che Guevara, neste contexto) não eram uma das melhores. Marcada por grandes diferenças sociais, a América latina neste período representava um local de extrema desigualdade social, onde havia intensa exploração da população menos favorecida. 

Caracterizada pelo cenário de imensa miséria, a America Latina da época despertou em um jovem estudante de medicina argentino, o sentimento de mudança a favor das classes mais pobres do continente, esse jovem chamado Ernesto Rafael Guevara de La Serna ficou conhecido mais tarde como Che Guevara.

Porém como Ernesto concebeu esta mudança? O que isso mudou na vida do jovem e na sua forma de pensar? Em até que ponto esta forma de pensar mudou no continente latino-americano? Tudo isso, veremos no que será descrito, a seguir:

Primeiramente, Ernesto era um jovem estudante de medicina que seis meses antes de se formar decide fazer uma viagem pelo continente americano junto com seu companheiro Alberto Granado. Os dois aventureiros embarcam rumo ao desconhecido, como forma de conhecer melhor o continente latino-americano, tudo a bordo de uma motocicleta, denominada de “La Poderosa”. Em meio a este cenário, os jovens aventureiros encontram cenários de miséria e de extrema desigualdade social no continente, ao passar por países extremamente desiguais, como Bolívia, Chile, Peru, Equador, dentre outros, passando por povoados indígenas, minas de cobre e até mesmo povoados em que abrigavam leprosos, vale destacar também o momento que Ernesto e Alberto, cruzam com um casal em pleno Deserto do Atacama que fugiam da situação de exploração em que estavam sendo submetidos.

Diante deste cenário das condições socioeconômicas da América Latina, de grande luta, miséria e sofrimentos presenciados, nasce dentro do jovem Ernesto um sentimento de mudança na política administrativa do continente, e passa a ser um grande ativista a favor de sua causa social. Após retornar desta viagem, Ernesto se forma em Medicina, e mais tarde conhece no México, Raul Castro, e depois é apresentado a Fidel Castro. Com isso, Ernesto entra para o grupo revolucionário de Castro, e um grupo guerrilheiro, com a intenção de derrubar o governo vigente em Cuba, de Fulgencio Batista (apoiado pelos EUA)  e assim instalar um governo socialista em cuba. Neste contexto, Che Guevara, auxiliou na instalação do regime socialista cubano, tornando-se posteriormente embaixador, presidente do banco nacional e ministro da indústria do governo cubano.

Com isso, percebe-se que ao perceber as condições socioeconômicas na América - latina, através de sua jornada pelo continente, nasce dentro do jovem Ernesto, o sentimento em busca de uma condição melhor para os menos favorecidos, em busca de um regime em uma sociedade mais igualitária, tornando-se posteriormente um símbolo do comunismo latino-americano




Grupo: Foco no Vestiba

Bruno Lopes n°05
Evaldo Neto  n°08
Gustavo Mendes n° 14
Mathews Ohara n°27
Tulio Oliva n°38

Nenhum comentário: