22/09/2013

Pilha alcalina


As pilhas alcalinas recebem este nome por que são feitas a partir de bases, possuem d.d.p de 1,5 V e não são recarregáveis.

Diferenças entre a pilha alcalina e a pilha ácida (pilha seca)

1. Composição: A pilha alcalina é composta por uma mistura eletrolítica: pasta básica de NaOH (hidróxido de sódio - bom condutor eletrolítico). Já a pilha seca comum contém cloreto de amônio NH4Cl (sal ácido) e recebe a classificação de ácida.

2. Aplicação: A pilha seca é usada para produzir correntes pequenas em serviços contínuos, sendo por isso indicada para rádios portáteis, telefones, campainhas, lanternas, serviços de sinalização, etc. A pilha alcalina, por sua vez, é apropriada para equipamentos que requerem descargas de energia rápidas e fortes, como brinquedos, câmeras fotográficas digitais, MP3 players, etc.

3. Durabilidade: as pilhas alcalinas duram cerca de cinco vezes mais que as ácidas. O Hidróxido de sódio possui maior condutividade elétrica e consequentemente vai transportar energia mais rapidamente que o Cloreto de amônio. Esta reação rápida em pilhas básicas proporciona maior vida útil aos seus constituintes.
Ânodo: Zn + 2 OH →  ZnO  + H2O + 2e-
Cátodo: 2 MnO2 + H2O + 2e-→ Mn 2O3 + 2 OH


Reação global: Zn   +2 MnO2→  ZnO  + Mn 2O3

   A substituição do cloreto de amônio (NH4Cl(aq)) da pilha ácida por uma substância básica, como o hidróxido de potássio (KOH) ou o hidróxido de sódio (NaOH) da uma pilha alcalina faz com que a pilha dure mais (cerca de 5 a 8 vezes mais que a pilha ácida). Isso se deve a pincipalmente três consequências do uso do hidróxido de potássio:
                                                                               




O uso dessa pilha se torna melhor e mais seguro por ainda outro motivo: o eletrólito alcalino impede que ocorram reações quando a pilha não está em uso. Já na pilha ácida, se ela estiver armazenada dentro do aparelho elétrico, acontecerão reações que provocam a corrosão e o vazamento do material em seu interior. Visto que a pilha possui metais pesados e tóxicos, esse fato constitui um grande perigo à saúde.
Desse modo, o que diferencia basicamente uma pilha alcalina é o fato de possuir uma base como seu eletrólito. Por isso, a pilha alcalina pode ser por exemplo de:
• Ferro-níquel;
• Prata-zinco;
• Mercúrio-zinco


Grupo: Foco no vestiba

Bruno Lopes N°05
Evaldo Neto Nº08
Gustavo Mendes N°14
Mathews Ohara N°27
Túlio Oliva N°40



Nenhum comentário: