22/09/2013

Qual o impacto entre a memória histórica e o presente na organização da sociedade?

Existem fatos que ficaram definitivamente marcados na historia de uma região, país ou até mesmo na historia da humanidade. É o que chamamos de memória histórica. Mas qual é o verdadeiro impacto que essa tal memória histórica exerce sobre o presente?

De fato, é extremamente necessário que fatos terríveis como os que ocorreram na Segunda Guerra Mundial (Internacional) ou no período da Ditadura Militar (Nacional) não saiam das retinas fadigadas das populações para que isso nunca mais volte a ocorrer; Assim como os acontecimentos positivos que geraram alegrias e felicidades a uma nação, para que cultivem essas ações e que voltem a ocorrer. No entanto, tirando como base o texto apresentado, e o filme “escritores da liberdade”, percebemos que os acontecimentos negativos acontecidos no passado, foram utilizados como pretexto para algo positivo no presente, uma vez que as fortes palavras utilizadas no texto do livro ”Direito à memória e à verdade” (A respeito do período ditatorial vivido no Brasil), e os intensos argumentos utilizados pela professora (personagem do filme, escritores da liberdade) a respeito do holocausto, serviram e servem como forma de organizar a sociedade atual, de forma que ao se recordar desses momentos se passa a evitar, estes acontecimentos na sociedade atual.

Em relação ao filme, podemos dizer que ao relacionar o período da segunda guerra, ao período das guerras de gangues nos EUA, estabelecendo assim uma relação dos países com as gangues, a professora Erin (personagem) foi extremamente feliz, pois desta forma ao apresentar uma memória histórica negativa (segunda guerra mundial) aos jovens alunos, ela passa a criar neles um sentimento de organização da sociedade em que vivem, passando a evitar as formas de violência, sendo elas em gangues ou de qualquer outra forma de conflito étnico ou racial. Já em relação ao texto apresentado, ao se recordar das atrocidades ocorridas durante o período da ditadura no Brasil, os jovens e toda a população em geral, afasta o desejo de um novo período ditatorial, tendo em vista os inúmeros problemas causados por esse período (grandes números de mortos, estupros e outros crimes bárbaros).

Portanto, concluímos que de forma inevitável, tais fatos (segunda grande guerra e a ditadura) refletem na sociedade contemporânea. Ou seja, a grande importância e o impacto da memória histórica, é o fato de evitar os problemas já vividos anteriormente na história, dessa forma a sociedade atual passa a ser organizada, livre de conflitos étnicos ou ditatoriais, pelo menos no que se pensa no âmbito teórico. Proporcionando consequentemente, num melhor convívio social entre os indivíduos, na vivência de uma sociedade mais democrática, livre de censura, ou de qualquer forma de preconceito.


Grupo : ''Foco no vestiba''

Nenhum comentário: