05/04/2013

Socialismo Cientifico - Guilherme Bento



O socialismo científico que também é chamado de socialismo marxista ou simplesmente marxismo é o nome usado por Friedrich Engels para descrever a teoria sócio-político-econômica elaborada por Karl Marx no século XIX.

Para muitas pessoas Marx e Engels que deram origem parra esse movimento socialista , o que não é verdade já que os primeiros a elaborarem essa forma de organização coletiva foram o Conde de Sain-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen cujas as ideias depois foram batizadas de socialismo utópico, porque suas teorias se preocupavam em descrever os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcança-la .Em oposição aos utópicos o socialismo cientifico procura de uma forma racional e metódica analisar as condições de instalação de uma sociedade sem classes. Marx e Engels enalteceram os utópicos pelo seu pioneirismo mais também defendem uma ação mais pratica e direta contra o capitalismo através da organização da revolucionaria classe proletária. 

Os dois autores, entretanto, não buscavam inventar um novo modelo de sociedade, mas, sim, encontrar, dentro da sociedade capitalista, as forças sociais capazes de promover essas mudanças. Para tanto, empenharam-se no estudo da sociedade capitalista e das leis que a regiam. Essas leis mostrariam as forças que impulsionavam esse tipo de sociedade e as que a conduziriam a uma transformação revolucionária. O marxismo teve profunda influência no mundo. A partir dele, criou-se a Associação Internacional dos Trabalhadores a (Internacional) e formaram-se no mundo inteiro, partidos políticos e organizações operárias. Baseada em princípios marxistas, a Rússia transformou-se, em 1917, no primeiro estado socialista.


Friedrich Engels e Karl Marx

Nenhum comentário: