22/09/2013

E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse acontecido?

Guerra Mundial: é um conflito capaz de afetar todos os países de alguma maneira. Nunca houve de fato uma guerra com envolvimento militar de todos os países, mas o envolvimento de países de preponderância no planeta gera conseqüências econômicas e políticas que afetam a ordem geral.

Assim, sem a Segunda Guerra Mundial o mundo inteiro seria afetado de alguma maneira. Passando a pensando apenas no Brasil podemos analisar alguns aspectos dessa interferência:

 Imagine-se em meados de 1939-1945, o Brasil se encontrava sobre um regime ditatorial regido por Getúlio Vargas. Já a Alemanha, o ditador Adolfo Hitler disseminava pelo mundo seus ideais nazistas (derivados do fascismo), mais tarde ele envelheceria e viraria um ícone.

camiseta com a estampa de Hitler
 O presidente Getúlio Vargas se aproximaria da Alemanha, assim ela tentaria lançar no Brasil o nazismo por meio de acordos econômicos, cooperação militar, programas culturais e agentes infiltrados em sindicatos. A operação teria início na Região Sul, por sua grande comunidade germânica. Se desse certo, daria espaço para uma grande federação fascista composta pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Tal federação se chamaria URFS (União das Repúblicas Fascistas Sul-Americanas).

 Ou seja, poderíamos ter vivido um turbulento período de injustiças, milhares de judeus, ciganos e outras minorias seriam mortos. É por conta de acontecimentos como o holocausto que as ideias como racismo e totalitarismo foram tão desacreditadas. Devemos ressaltar que na história do Brasil os nazistas não tiveram muitas dificuldades ao operarem em nossas terras por volta de 1930. Financiaram nossas escolas, mandaram espiões disfarçados de executivos e criaram células de seu partido. O ex-embaixador brasileiro Sérgio Correa da Costa no livro Crônica de uma Guerra Secreta, ainda afirma: “Os nazistas sonhavam transformar esse continente de mestiços em um protetorado alemão”. Tal sonho poderia ter se tornado realidade facilmente se alguém como o ministro da Justiça de Vargas, Francisco Campos (anti-liberal e autoritário) trombasse com Hitler. 

Alguns fatos:
-Na arte, o nazismo se manifestou pelo realismo, o que seria considerado sem graça em comparação às formas de arte atuais. Ou seja, nossa arte continuaria tradicional e realista ("sem sal"). Sendo assim, a famosa Pop arte e muitos outros estilos, não existiriam.

obra realista

-Na segunda Guerra Mundial muitas mulheres passaram a trabalhar enquanto os maridos iam para a guerra, o que foi fundamental para elas garantirem seu papel na sociedade, dando impulso aos movimentos feministas. Sem a guerra viveríamos em uma sociedade mais machista.

movimento feminista
-Na energia, a criação das bombas atômicas, uma arma de destruição em massa, se deu pela segunda guerra. Graças a teoria da relatividade de Einstein. No dia 16 de julho de 1945, foi possível o primeiro teste nuclear da história, realizado no deserto de Alamgordo, Novo México. Sua segunda e terceira utilização foi em Hiroshima e Nagasaki respectivamente, no Japão. Todas essas explosões resultaram em muitas mortes e efeitos a longo prazo da radioatividade. Com o tempo, esse tipo de conhecimento foi possível ser aproveitado, construindo usinas nucleares, as quais possuem uma alta capacidade de produção de energia. Ou seja, sem as bombas atômicas varias mortes seriam evitadas mas também muita energia deixaria de ser fabricada.

Curiosidade: só foi possível a criação da panela de teflon por conta do material ser usado para revestir tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica.

localização da primeira usina nuclear. (Rússia, cidade de Obninsk)
-Na tecnologia, o computador costumava ocupar salas inteiras e eram muito específicos. A marinha americana em conjunto com a Universidade de Harvard, desencolveu o Harvard Mark I. Posteriormente esse computador foi gradativamente diminuindo e ao mesmo tempo aumentando as suas capacidades até os dias atuais, nos quais podemos levar um tablet para todo lugar. Sem o primeiro computador tudo seria mais difícil.
o primeiro computador
-Na aviação, a crescente produção de aviões e o seu rápido desenvolvimento caracterizada pela segunda guerra não aconteceriam. Com a velocidade aumentada os caças a jato poderiam se locomover muito mais rápido. Mais tarde essa tecnologia foi adaptada para a aviação civil que permitiu o transporte intercontinental com mais facilidade e menos tempo.

aviões de guerra
-Na medicina, a descoberta da Penicilina se deu por um acaso. Durante a guerra um dos casos de morte mais comum eram as infecções decorridas dos ferimentos no campo de batalha. Assim o médico Alexander Fleming buscou solucionar esse problema, o que deu espaço para um novo capítulo na história, o fim das doenças infecciosas de origem bacteriana. Sem essa incrível descoberta a taxa de mortalidade aumentaria muito e o medo de ficar doente seria muito maior.

Alexander Fleming
-Os primeiros ambientalistas surgiram apenas a partir do inícios dos testes nucleares, decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Assim as questões ambientais propostas por eles passaram a promover mudanças na forma de pensar e na visão do mundo. A humanidade passou a perceber que os recursos naturais são finitos e que seu uso incorreto pode representar o fim de sua própria existência. Levando a ciência e a tecnologia a serem questionadas. Tais fatos demorariam a serem percebidos sem a utilização das bombas nucleares.

destruição causada pela bomba de Hiroshima


 Muitos afirmam que a guerra adiantou a nossa revolução tecnológica em dezenas de anos, muitos inventos só se tornaram necessários graças as disputas da época, onde procuravam ter os melhores equipamentos (corrida armamentista), sabemos também que foi um período importante para a indústria. A guerra foi um dos maiores estímulos dos pesquisador, para tanto muitos afirmam que sem guerra não há inovação.

A Segunda Guerra mundial nos afetou e continuará afetando. Podemos observar o caso de Berlim, Alemanha, onde acreditam que existem quase 3.000 bombas lançadas durante a guerra. Uma delas foi encontrada em abril deste ano e era de origem russa.

por Rafaela Konstantyner

bibliografia:
http://super.abril.com.br/cotidiano/se-segunda-guerra-mundial-nao-tivesse-acontecido-480280.shtml
http://noticiascomjoao.blogspot.com.br/2012/04/e-se-nao-tivesse-ocorrido-2-guerra.html
http://scienceblogs.com.br/massacritica/2009/07/primeira_usina_nuclear/
http://asegundaguerramundial.wordpress.com/2010/11/03/lado-bom-avancos-tecnologicos/
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/bomba-da-segunda-guerra-mundial-afeta-o-trafego-ferroviario-em-berlim.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/que-invencoes-de-guerra-a-gente-usa-hoje-em-casa
http://www.infoescola.com/historia/guerra-mundial/
http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=2459

Um comentário:

Outsiders disse...

E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse acontecido? Aos que gostam e entendem de História Mundial, como vocês imaginam que seria o mundo hoje? Se a Alemanha Hitlerista não tivesse invadido a Polônia em 1939, e o Japão não tivesse atacado Pearl Harbour em 1941, qual poderia ter sido o rumo da História e como seria o mundo hoje? Eu acredito que o mundo hoje seria mais parecido com os dos anos 30 do século XX no que concerne a moralidade e comportamento social, as pessoas poderiam ser mais conservadoras, mais racistas e mais xenófobas e chauvinistas também, o mundo ainda poderia ter ditaduras fascistas espalhadas pelos países, talvez o Nazismo ainda estaria na Alemanha e o Fascismo ainda poderia estar na Itália, na Espanha, em Portugal, no Brasil, na Argentina e em outros países onde chegou a se estabelecer, e a União Soviética ainda poderia existir como grande potência comunista, quem provavelmente teria lançado o primeiro satélite artificial, enviado o primeiro ser humano ao espaço, a primeira viagem tripulada à lua e explodido a primeira bomba atômica teria sido a Alemanha, as potências da Europa Ocidental ainda teriam territórios na África e na Ásia, a China poderia ser território japonês, o Estado Sionista de Israel provavelmente não existiria, enfim, o mundo seria muito diferente se não tivesse ocorrido a Segunda Guerra Mundial. Apesar de que a guerra poderia ter acontecido anos mais tarde também. Ou décadas mais tarde. A guerra foi horrível, principalmente pelos campos de concentração, pelo holocausto e também pelas bombas atômicas jogadas no Japão. Mas se não tivesse acontecido, eu acho que o mundo de hoje seria pior do que é. E vocês? Como imaginam que seria o mundo hoje se não tivesse ocorrido a IIGM?

Vou manifestar a minha opinião, e sei que infelizmente não são todos que irão entendê-la, mas....
Não sou defensor das guerras, estou apenas respondendo à pergunta que foi feita.
***Saliento que não defendo Hitler nem sou neo-nazista, apenas conhecedor dos fatos. Acho, assim como vocês, que um mundo sem guerras seria excelente para todos nós vivermos.

1) Se não tivesse havido a II Guerra, hoje a medicina não seria tão desenvolvida, pois os nazistas ao realizarem suas experiências, descobriram várias novas funções existentes no organismo humano e que até então eram desconhecidas. Isso possibilitou que fossem desenvolvidos novos medicamentos específicos para cada doença. Uma prova disso é que as maiores indústrias farmacêuticas no mundo são alemãs.

2) Hoje teríamos uma super-população mundial e os problemas com falta de alimentos e de água seriam maiores.

3) Os EUA não estariam no controle do mundo, pois sua ascensão se deve em grande parte às dívidas contraídas pelos países europeus e Japão em troca da ajuda militar americana nesse conflito, durante a guerra e após o seu término.